em busca de mim

Monday, October 06, 2008

sair à noite sózinho: um refúgio da metrópole ou uma confissão da solidão precoce?

(engraçado querer escrever sobre isto...)

estaciona-se a 5 minutos a pé e galga-se pelos passeios já com gente a caminho do bairro mais alto da cidade. Se possível arranja-se lugar em frente ao grémio literário que, ou está fechado, ou prestes a falir, porque a literatura morta está ou de suícídio anunciado. Curioso é verificar que o poste de sinal azul ainda marca com a vistosa tabuleta: "Grémio Literário", entre lugares pagos até às 6 da manhã. (Optimistas!). Há gente de ambos os lados da estrada, dirigem-se em grupos. Vou de telemóvel na mão... teclando mensagens sem nexo, assemelha-se à minha escrita. gosto de as rever na selecção das por enviar, faço uma selecção das melhores mensalmente que guardo religiosamente num diário de bordo, junto do manual de instruções do telemóvel.

Dirijo-me à bica. Passo pelo amontoar de carros no camões e pelos multibancos, que a esta hora já exibem uma cruz vermelha de falta de liquidez. É das poucas ocasiões que me dá para a crise financeira, e muito fraternamente, se é que é possível este tipo de sentimento para com entidades bancárias, desculpabilizo mentalmente as caixas multibanco. Viro à esquerda e começo a descer rumo à Bica... (parece que há agora uma esquina na bica... que disparate: há esquinas em todo o lado!). encontro alguns noctívagos que conheço... e a pergunta cai: "então sózinho?". engulo o Álvaro de Campos (Já disse que não sou de companhia!), e assertivamente respondo: sim! vim sair sózinho hoje... fazer o percurso de sempre: bica... incógnito... e trampa! faz bem ao espírito! há risos nos seus olhares... mas como sei que também vão lá parar, tento convencer os presentes a fazerem o mesmo percurso... pouca ou nenhuma atenção consigo. despeço-me e fujo nos tragos das caipirinhas amargas... mais alguns amigos que já não vejo há algum tempo... e a mesma pergunta: " então sózinho?"... sim! já não fazia isto há uns tempos e estava a precisar! (humm és estranho!) humm obrigado!

segue-se para cima agora... vai-se ao purex pedir um gin tónico... e um imprevisto surge: o telemóvel toca. "sim estou por aqui... sim purex... ok eu espero por ti...até já". (quase a ficar sem bateria). ela aparece... a pergunta de sempre de novo... sim sim sózinho! falamos um pouco mas tem que ir porque apanha boleia. uma ida à casa de banho estratégica para ganhar folgo para próximas paragens e segue-se para o incógnito... a descida é íngreme e interessante: vão ficando menos pessoas e a luz transparece a solidão no passo rápido entre os faróis dos carros parados... é um bom nome de discoteca para estas noites. segue-se pois então. entra-se: 5 euros! (sim eu ainda pago pelos vistos!)... e outro imprevisto: encontra-se de novo os primeiros amigos da bica... sim sim sózinho! e repete-se... um gozo apaziguador de um rapaz de molas na cabeça que deve ter saído de casa antes de pendurar roupa e esqueceu-se... uma piada sobre o novo grupo de forcados do príncipe real a ser criado pr estes rapazes de lenços tradicionais ao pescoço... e mais uma caipirinha, não! antes um gin tónico, porque preciso de ser mais eloquente a partir das 3 da manhã... e a cachaça já nada me faz, segreda-me o neurónio consciente... depois de um inventário pormenorizado das intenções de final de noite dos presentes... consigo chegar ao consenso de arrastar o pessoal para a trampa! mission accomplished. viva a trampa... é lá que se arrasta o melhor da sociedade intelectual portuguesa... quais grémios! quais liberdades, igualdades e que mais! quais grandes obras e irmandades! é ali naquele lugar escuro que se movimentam as conspirações... (bem as conspirações não direi... mas as transpirações sim, que essas também são importantes!).

- estás a ficar maluco! tu estás senil!
- que disparate! estou a ficar é velho...

2 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home